segunda-feira, 27 de abril de 2009

Há quem diga que o campeonato brasileiro de pontos corridos é o mais justo, pois premia a equipe mais regular durante a competição e com a melhor estrutura, porém existem muitas controvérsias, será que o maior consumidor desse campeonato no caso a população brasileira, os amantes e admiradores do futebol estão satisfeitos com essa forma de campeonato? Eu particularmente acho que não, até porque o brasileiro gosta é de emoção, de ver os jogadores entrando em campo com raça, dando a vida por um jogo, gostam de toda a competetividade que antiga forma de campeonato proporcionava aos times. Dizem que era injusta por vezes a melhor equipe perder, mas se perde é de fato a melhor equipe? Posso ate concordar que algumas vezes a sorte conta e quem disse que no futebol nao se é necessário uma pitada de sorte?
O brasileiro tem a mania de copiar dos estrangeiros as coisas ruins, porque as coisas boas raramente eu vejo sendo copiadas ainda mais quando se trata de futebol. É mais certo copiar a forma de campeonato( que fique muito bem claro que dentro dos clubes existem uma estrutura já formada muito maior do que a estrutura de organização de qualquer clube brasileiro) ou copiar a forma de administraçao, gestão e marketing dos clubes lá de fora?
Muitos dizem " Mas na Europa da certo" obviamente que sim, pois é totalmente diferente do Brasil, lá os campeões são quase sempre os mesmos, bem diferente do que acontece aqui no Brasil onde desde 1971 já tivemos mais de 15 clubes campeões.

"Por outro lado tem a disputa pela vaga na libertadores!" Pura enganação a cultura brasileira só admite uma coisa O TÍTULO. Nenhum torcedor que vai ao estádio, acompanha o time quando se incia um brasileiro bate no peito e fala " Eu quero que o meu time seja o quarto colocado". Dentres outras coisas, a massa nao comparece no inicio do campeonato pois dizem " Os primeiros jogos nao valem nada mesmo". " E que graça tem um campeonato que pode terminar com algumas rodadas antes do final?", Onde já se viu um brasileiro sem aquela final emocionante, com estádios lotados, as duas torcidas confiantes, aquele clima de tensão, aquele oba-oba, troca de "elogios" antes da grande decisão?", " Aqueles jogadores iluminados que surgem num desses momentos mais inesperados, ou aquele gol salvador, que sabe- se lá da onde ele saiu, melhor aquela disputa de penaltis emocionante que consagra um goleiro, ou acaba com a carreira de um atacante?"
Que jogadores estamos criando, sem fazer - los passar por essas experiências onde crescem e amadurecem? Onde realmente os jogos dependem do coletivo, e da habilidade individual de certo jogador tudo ao mesmo tempo? Os grandes craques do nosso futebol nasceram dessa antiga forma de campeonato onde- se era exigido muito mais que um bom futebol.


Se paramos para analisar desde que a era pontos corridos foi implantada no Brasil, apenas um clube fora de São Paulo sagrou - se campeão, que foi o cruzeiro. Curiosamente vasco e flamengo eram soberamos aos times paulista na competiçao. Flamengo 5 vezes campeão e Vasco 4 vezes empatando apenas com Palmeiras também 4 levantou a taça 4 vezes, agora Santos se contentava apenas com 1 titulo brasileiro, São Paulo com 3 e Corinthians com os mesmos 3 titulos. Curiosamente o único dentre os considerados grande do Brasil que ainda nao havia sido campeao era o Cruzeiro, levantou a taça exatamente na primeira edição do novo campeonato o milagroso " pontos corridos" coincidentemente é que logo após times de São Paulo paparam todas as taças.
Depois disso realmente tenho que parabenizar o responsável pela implantação do sistema de pontos corridos no campeonato brasileiro. Você foi genial!!
Criado por : Pedro Chermont Villar

4 comentários:

romulobarradas disse...

boa pedrão, muito bom texto, apesar de o campeonato de pontos corridos ser o mais justo, nao tem a mesma emoção.
mais agora eh correr atras pra nos ganhas o brasileiro 2OO9 e sermos HEXA e empatarmos com o são paulo em titulos de campeonato brasileiro.

vamo qe vamo mengão

Fla - Amizade disse...

gustavinho deu aquela moral né lembrando que o santos é apenas bi
hahaha

Fla - Amizade disse...

gustavo almanaque do fut

Unknown disse...

HAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAH
praticamente um Nilton Santos

Arquivos do Blog

Parcerias

Adicione nosso logo em seu Blog.