sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
Rafinha vem jogando muito na copinha e calando a boca do Cap. Léo


Uma base mal cuidada, jogadores subindo sem preparação nenhuma, "raquíticos", má condição de trabalho para os garotos, um verdadeiro centro de desperdício de jogadores, de talentos, aonde deveria ser um centro de formação novos jogadores, de novos talentos. Essa era, ou esta deixando de ser a realidade das categorias da base do Flamengo.

O tempo passou e o Flamengo foi ficando para trás em termos de estrutura e de categorias de base. Outros clubes foram se estruturando, reforçando sua base, fazendo um trabalho sério e o Flamengo deixou esses quesitos, que são importantíssimos para o clube, de lado. A prova disso tudo ta evidente nos resultados da Copinha, na pequena quantidade de jogadores que vem da base e tem condições de jogar bem no profissional, no valor arrecadado com a venda desses jogadores. Um estudo da consultora financeira Crowe Horwath RCS mostra os 8 clubes que mais arrecadaram em transferência de jogadores de 2003 a 2008, o Flamengo não está entre esses 8. O Internacional que lidera essa lista arrecadou R$250,9 milhões, uma média de R$50,1 milhões por ano, mais do que o Flamengo recebe em patrocínios na camisa.

Mas como eu disse, esse cenário era ou esta deixando de ser o cenário do Flamengo. Uma das bandeiras de Patrícia Amorim na época de sua candidatura era uma valorização maior para as categorias de base, até porque a Patrícia foi uma prata da casa e sabe da importância que tem a a base, a importância que tem valorizar esses garotos. Mas as coisas começaram a mudar mesmo com a chegada do Zicão. Zico fez uma reformulação em alguns setores, principalmente na base, também graças ao galinho, o Flamengo pegou alguns jogadores do CFZ, como Romário e Rafinha (que vem destruindo nessa copinha).

O Flamengo, pela grandeza que tem, não pode ficar a mercê de uma safra de ótimos jogadores, para poder revelar mais talentos, ganhar mais títulos nas categorias de base e etc. Não é todo ano que teremos uma ótima safra como tivemos em 90. Pelo jeito esse descaso todo com a base esta mudando, PELO JEITO, não estou dizendo que é certo que vai mudar. Ainda tem muita coisa errada, muita coisa para melhorar e não pode perder mais tempo, já passou da hora de corrigir esses erros. Felizmente estamos com uma safra muito boa, temos ai Galhardo e Diego Mauricio na seleção sub-20 e jogando muito bem no profissional, também tem o Rafinha, Romário, Muralha, Lorran, César que estão arrebentando na Copa SP desse ano. Essa molecada tem que ser protegida, lapidada e não podem ser queimadas, como foram tantos outros talentos em anos anteriores.

Felizmente essa molecada ta fazendo bonito nessa copinha, tirou o atual campeão sub-20, o Cruzeiro, tirou o atual campeão da Copa SP, o São Paulo e ontem eliminou o atual campeão da Taça BH, com direito a goleada, o Coritiba. Espero que eles trilhem o mesmo caminho dos campeões de 90 e não sejam vendidos a "preço de banana" igual eles foram. Estamos torcendo muito por esses garotos e torcendo muito para que as coisas estejam realmente mudando na gávea.

Troféu de campeão da Copa São Paulo de Jr. de 1990



Abraços, Raul Nicacio. SRN
@RaulzinUBZ

1 comentários:

Matheus Macário disse...

Base merece mais investimento mesmo, são esses ai que vão dar o sangue pela camisa que veste, para poder mostrar serviço, e com isso as conquistas vão vir. Não pode parar essa melhoria, tem sempre que pensar mais adiante.

Arquivos do Blog

Parcerias

Adicione nosso logo em seu Blog.